E chegamos a última parte deste passeio !

No último dia da nossa visita a capital federal, fomos conhecer a mais nova obra de Brasília, a Torre de TV digital.

Brasília é a primeira cidade a receber um prédio como o dos Jetsons.

 A "Flor do cerrado", de 182 metros de altura, fica afastada uns 20 minutos do eixo monumental. Porém, a surpresa : A obra foi inaugurada no sábado em que chegamos na cidade, mas nem tudo estava pronto, e nem estava aberta para a visitação do público nos dias úteis. Ou seja, não pudemos entrar.



Apreciamos apenas de fora, e de lá fomos conhecer a famosa Ponte JK, outra obra recente.

A ponte Rio-Niterói de Brasília
Após passarmos pela ponte, fomos conhecer o memorial do fundador da cidade, o Memorial JK. No caminho, fomos até escoltados, vejam vocês.

 
No memorial JK, único local que temos pagar para entrar, conhecemos sobre o médico mineiro, cirurgião e urologista, que fundou a cidade.


Lá temos uma reprodução de sua biblioteca...

A biblioteca foi montada para representar a mesma forma como foi deixada pela última vez por seu dono.

 ... seu acervo de peças pessoais, que contam sua trajetória de vida, e até mesmo seu carro.



Inclusive o corpo de JK está sepultado dentro do memorial, em uma elegante sala escura. Tão escura que não saiu na foto (e ficava chato ligar o flash ali.)

Saindo de lá, fomos ao Museu Nacional :





  Eu pensava que lá era o museu sobre a cidade, mas encontrarmos uma exposição do Ziraldo, "Zeróis" , que foi muito legal, não perdemos o passeio.




Brasília tem algumas coisas em comum com São Paulo : Além de ter Kiss FM e "CPF na nota, senhor ?", também tem metrô. Como será que é ? Estávamos ali do lado, fomos conferir pessoalmente!


Compramos o bilhete (na verdade, um cartão) e circulamos por algumas estações. É idêntico ao metrô de São Paulo, tem até os monitores da Tv Minuto dentro dos vagões.


Estações bem cuidadas

Como em todos os metrôs Brasileiros, muito mapa e poucas linhas...

E justo no momento que eu fui tirar a foto... os monitores re-iniciaram.

Após o passeio de metrô, nos aprontamos para voltar pra casa. Deixamos o carro na locadora, que nos levou ao aeroporto, e então no fim da tarde, estavamos em São Paulo. Eu ainda tive que viajar mais um pouco, indo de ônibus até Macaé.


Parece até que conhecemos bastante coisa, mas na verdade conhecemos apenas o mínimo. Brasília esconde diversos pontos turísticos que merecem ser conhecidos, porém tinhamos pouco tempo.

Algumas atrações tem dia certo para visita, como a residência oficial do presidente, o Palácio da Álvorada, que só abre às quartas-feiras, a tarde. E mesmo assim naquela semana provavelmente nem neste horário abriria.

Alguns sites que nos guiaram pelas atrações da cidade : Wikitravel, Conheça Brasília e Visite Brasília. Leia o Especial Veja Brasília 50 anos e outras imagens antigas da cidade aqui.

Um aplicativo para iPhone interessante que mostra bons lugares para se conhecer no Distrito Federal é  o Brasil Mobile - Guia Turístico Brasília. Gratuito, ele mostra até a distância que você está das atrações.

Brasília é um lugar que vale muito a pena conhecer, e com certeza voltaremos mais vezes, não só para conhecer o que ainda não vimos, mas também pelas amizades lá feitas !


Veja a parte 1 e parte 2 deste mesmo post !
Postagem Anterior Próxima Postagem