"Tunnei" meu desktop :


Há tempos vejo em alguns sites essa combinação de leds com monitores, gostei da idéia e procurei saber como ter no meu também.

Pesquisei e não encontrei nenhum tutorial mostrando como é criado este efeito. Então, resolvi escrever este.


O que cria esse efeito é uma fita com vários led´s. Procurei no site de compras chinês DealExtreme e encontrei este kit pronto, com a fita de leds, o controlador e seu controle sem fio. O kit que chegou veio com um controle um pouco diferente, mas com as mesmas funções.

Da caixinha branca saem dois conectores para os leds, e um fio preto e branco para a energia (12V).  O ponto preto é o receptor de Infra-vermelho.
1m de leds

O controle é simples até demais : em vermelho o liga/desliga; ao lado, "Mode", que escolhe como o led acenderá.  Os  botões  + e - da esquerda comandam a intensidade da luz, enquanto a dupla da direita comanda a velocidade da mudança entre as cores. Porém ele tem um bom alcance.

Só que o kit ainda não está pronto para ser usado, pois ainda não há energia. Como ele é 12V, e meu objetivo é ligar na tomada de casa, é necessário um adaptador compativel, e no mesmo site encontrei este.


Mas o kit não tem nenhum plug para ligar. A ligação é feita nos fios vemelho e preto. Decidi então cortar o plug do adaptador e soldar aos fios de energia do controlador dos leds.



É recomendável cortar os fios em alturas distintas, evitando contato entre os pólos diferentes e um possível acidente! 

Deve-se juntar o fio vermelho (positivo) do controlador ao mesmo fio positivo do adaptador. Neste caso, o positivo é o fio da esquerda,  com a marcação tracejada de branco.

 Feito isso, vamos testar :

Funcionou !!!
Veja um vídeo demonstrando todas as funções :


São sete cores : azul, verde, azul claro, vermelho, rosa, amarelo e branco.


Próximo passo : preparar o local para aplicar o led.

Detalhes da fita de leds

Em frente ao local que será aplicada

A fita já vem com uma fita adesiva, é só ir descolando e aplicando. Mais fácil do que se pensa.

Optei por colocar nesta parte mais baixa para não ficar tão próximo da parede,  ou a luz ficaria "chapada".

Algo engraçado que notei ao energizar a fita foi  isso, ao encostar o dedo  nestes componentes, acende bem fraquinho uma das três cores primárias nos leds. 


E aqui está !!



Por fim, um vídeo mostrando como ficou :



Gostei do resultado final ! Espero que você também tenha curtido.
Se você também quiser ter esse efeito atrás do seu monitor, tv, carro ou aonde sua criatividade mandar, já sabe como se faz !

2 Comentários

  1. Deu até vontade de comprar e fazer em casa também... hehehe
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se eu teria percebido a questão de ligar a energia! Você comprou o cabo separado para ligar na tomada, descascou os fios e ligou tudo... tô boba! hahaha Ficou muito legal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem