| Clique e veja os maiores descontos dos últimos 30 dias

Instalando leds na mesa do computador

"Tunnei" meu desktop :


Há tempos vejo em alguns sites essa combinação de leds com monitores, gostei da idéia e procurei saber como ter no meu também.

Pesquisei e não encontrei nenhum tutorial mostrando como é criado este efeito. Então, resolvi escrever este.


O que cria esse efeito é uma fita com vários led´s. Procurei no site de compras chinês DealExtreme e encontrei este kit pronto, com a fita de leds, o controlador e seu controle sem fio. O kit que chegou veio com um controle um pouco diferente, mas com as mesmas funções.

Da caixinha branca saem dois conectores para os leds, e um fio preto e branco para a energia (12V).  O ponto preto é o receptor de Infra-vermelho.
1m de leds

O controle é simples até demais : em vermelho o liga/desliga; ao lado, "Mode", que escolhe como o led acenderá.  Os  botões  + e - da esquerda comandam a intensidade da luz, enquanto a dupla da direita comanda a velocidade da mudança entre as cores. Porém ele tem um bom alcance.

Só que o kit ainda não está pronto para ser usado, pois ainda não há energia. Como ele é 12V, e meu objetivo é ligar na tomada de casa, é necessário um adaptador compativel, e no mesmo site encontrei este.


Mas o kit não tem nenhum plug para ligar. A ligação é feita nos fios vemelho e preto. Decidi então cortar o plug do adaptador e soldar aos fios de energia do controlador dos leds.



É recomendável cortar os fios em alturas distintas, evitando contato entre os pólos diferentes e um possível acidente! 

Deve-se juntar o fio vermelho (positivo) do controlador ao mesmo fio positivo do adaptador. Neste caso, o positivo é o fio da esquerda,  com a marcação tracejada de branco.

 Feito isso, vamos testar :

Funcionou !!!
Veja um vídeo demonstrando todas as funções :


São sete cores : azul, verde, azul claro, vermelho, rosa, amarelo e branco.


Próximo passo : preparar o local para aplicar o led.

Detalhes da fita de leds

Em frente ao local que será aplicada

A fita já vem com uma fita adesiva, é só ir descolando e aplicando. Mais fácil do que se pensa.

Optei por colocar nesta parte mais baixa para não ficar tão próximo da parede,  ou a luz ficaria "chapada".

Algo engraçado que notei ao energizar a fita foi  isso, ao encostar o dedo  nestes componentes, acende bem fraquinho uma das três cores primárias nos leds. 


E aqui está !!



Por fim, um vídeo mostrando como ficou :



Gostei do resultado final ! Espero que você também tenha curtido.
Se você também quiser ter esse efeito atrás do seu monitor, tv, carro ou aonde sua criatividade mandar, já sabe como se faz !
Adriano Matos
Adriano Matos

Adriano é Engenheiro de Produção e produz conteúdo por aqui há mais de 15 anos. "Não sou inteligente: apenas tenho acesso à internet". Você pode segui-lo em seu Twitter.

2 comentários:

  1. Deu até vontade de comprar e fazer em casa também... hehehe
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se eu teria percebido a questão de ligar a energia! Você comprou o cabo separado para ligar na tomada, descascou os fios e ligou tudo... tô boba! hahaha Ficou muito legal!

    ResponderExcluir

Receba as novidades por email

Uma vez por mês, um boletim com as novidades do blog em seu email. Faça parte da lista!