Quem mantém um blog na internet com certeza concorda comigo : Um dos grandes "medos" dessa turma, além de ficar com o site fora do ar, não ter visitantes, ou comentários, é a falta do que escrever.

Você fica parado só olhando a data da sua ultima atualização, e os dias se passando, e nada de novo para escrever.

Até pode ter, como diz a propaganda da BandNews FM, " Em vinte minutos tudo pode mudar", Mas será que as pessoas que lhe visitam se interessariam pelo o que você quer escrever ? Aliás, o que seus visitantes esperam encontrar no seu blog ?

Taí uma pergunta difícil de responder. Por isso os blogs são conhecidos por terem de tudo. Mas, as pessoas ainda escrevem e lêem blogs ?

Blogs ainda estão "na moda" ?
Quando apareceram os primeiros blog*spot´s da vida, era uma febre. Todos tinham que ter um blog. Alguns mantinham mais de um blog, e estes eram atualizados diariamente. Desde os famosos diarinhos a até intelectuais. O Blogger.com era superlotado de Brasileiros. Concorrentes começaram a surgir, inclusive no Brasil. E no nosso país ainda foi mais além : Foi o único país no mundo a receber uma versão local do famoso site. Atualmente, Blogger.com.br oferece uma gama de dificuldades para quem não é assinante do famoso portal global, e o site original, que agora pertence ao Google, oferece versões em várias linguas, inclusive o Português. E muitas facilidades e opções não encontradas na versão Brasileira.

Mas aí vieram os Fotologs
E todos tinham que ter um. Alguns começaram a abandonar seus blogs, outros, começaram a manter um fotolog em conjunto a um blog. Grande parte desses que abandonaram os blogs, não tinham mais o que escrever, e, seguindo a famosa frase do famoso anônimo, "Uma imagem vale mais do que mil palavras." Mais uma vez, o serviço lotou de brasileiros, que não usavam o site pela proposta original : Mostrar trabalhos fotógraficos de amadores e profissionais, e não fotos dos amigos. Por causa disso, o site teve que impor barreiras, e os Brasileiros foram julgados os culpados por isso. Hoje em dia, a febre deu uma diminuída.

Todos queriam ter sua presença na internet. Sua casa, seu lugar. Um lugar para chamar de seu. Quem não tinha o que escrever em blogs, fugiu para os fotologs. Mas quem tem novas fotos a adicionar todo santo dia ?

E aí veio o Orkut !
E a história se repete. Todos tem que ter. Com o orkut, todos podiam ter um local na internet, sem muito esforço. Não precisa atualizar sempre, pode-se escrever o que quiser, tem como receber os amigos "em casa" e visita-los, deixar mensagens e fotos. Enfim, os brasileiros invadiram e dominaram o lugar. E o resto do mundo novamente se revolta contra a " Brazilian fucking invasion" ao sistema. Milhares de comunidades foram criadas, algumas até com boas intenções, mas existe cada comunidade sem nenhuma grande utilidade...

O Okut acabou absorvendo as funções de recados e de fotos,que antes eram atendidas pelos blogs e fotologs de quem não tinha nada a dizer, ou falta de paciência para montar e administrar um, mas queriam estar na internet.

E os blogs ?
Atualmente, os blogs foram meio que "esquecidos" pelo grande público. Os diarinhos já não são tão presentes assim na internet. Já os grandes blogs de conteúdo, ainda estão de pé e resistem ao tempo, mesmo passada a dita "moda dos blogs". A cada dia que passa, eles vem se "profissionalizando" cada vez mais, com hospedagem e sistemas de publicação próprios, que são pagos, mas são feitos com qualidade. Incorporam cada vez mais recursos de interatividade e também de conveniência, ao leitor, já que muitos oferecem a possibilidade de serem lidos através de sistemas " RSS", o que ajuda muito na hora de saber se houve novas atualizações do seu blog favorito, sem ter que visita-lo todos os dias. Para alguns poucos, blogs passaram de um passatempo à uma fonte de renda. Para outros,continua sendo uma brincadeira sem compromisso. Um simples depósito de pensamentos.

E então, o que escrever em um blog ? O que lhe vier a mente. Sempre vai ter alguém interessado em ler o que você escreveu.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem