Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog AMT Online.

Pessoa usando notebook no escuro

Manter a privacidade na internet é fundamental para evitar que suas informações caiam nas mãos erradas. 

Afinal, é através de vírus, ransomwares, malwares e ataques de phishing, que hackers maliciosos têm feito inúmeras vítimas ao redor do mundo, trazendo sérios riscos para a segurança digital.

A boa notícia é que, com algumas dicas simples é possível evitar que os cibercriminosos tenham acesso a seus dados. Assim, você consegue navegar e utilizar os melhores recursos da internet sem precisar se preocupar com o vazamento de suas informações.

Confira a seguir 4 dicas especiais para manter sua privacidade online!

1. Crie Senhas Fortes e Complexas

As senhas são uma das principais camadas de segurança para impedir que usuários mal-intencionados tenham acesso às suas contas. 

Assim, criar padrões únicos e complexos aumenta ainda mais sua proteção, impedindo que hackers consigam decifrar os códigos. Por isso:
  • Evite o uso de nomes, apelidos e datas comemorativas, uma vez que essas informações são facilmente encontradas nas redes sociais.
  • Não repita as senhas, por mais difícil que seja lembrar de várias senhas diferentes. Dessa forma, mesmo que o hacker roube o padrão de uma conta, ele não vai conseguir acessar seus outros perfis.

2. Evite Compartilhar Muitas Informações

Usuário acessando sua conta do Facebook no notebook e celular

Com a exposição nas redes sociais, é comum as pessoas compartilharem seu dia a dia com seus seguidores. Porém, caso seu perfil seja público, qualquer usuário na internet consegue acompanhar suas atividades.

Com isso, o ideal é evitar a divulgação de muitas informações, principalmente pessoais, como: 
  • Endereços privados, 
  • Dados financeiros, 
  • Fotos e vídeos particulares
  • Detalhes que podem colocar sua segurança em risco.

3. Cuidado com as Compras Online

Comprar online é uma comodidade cada vez mais presente nos hábitos do consumidor, proporcionando mais praticidade no dia a dia. 

O problema é que comprar pela internet envolve seus dados pessoais, como contato e endereço, e, em muitos casos, informações sigilosas, como dados bancários.

Portanto, siga os passos a seguir:
  • Verifique se a loja é confiável
  • Leia os termos de compra e devolução
  • Confirme se o site tem selos de segurança
  • Atente-se às condições de pagamento
  • Pesquise avaliações de outros usuários.

4. Use uma VPN

A VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada, construída em cima de uma rede pública, utilizada para ocultar sua navegação. Ou seja, ao ativar o recurso, seu IP fica escondido, impedindo que outras pessoas tenham acesso às suas informações.

A Bitdefender possui uma solução completa com o melhor VPN para garantir sua privacidade online. O software oferece proteção contra hackers e ISPs, evitando que terceiros consigam rastrear seu tráfego de rede, garantindo seu anonimato.

Assim, se a sua dúvida era como manter a privacidade na internet, você agora já pode evitar o ataque de cibercriminosos seguindo as nossas dicas, e navegar com muito mais tranquilidade.

Conhece mais orientações para manter sua privacidade na internet? Compartilhe com a gente!

Imagem: Pexels (freestocks.org); Unsplash (Austin Distel).

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem