O método SMART de metas é uma poderosa ferramenta para definir metas, seja para sua vida pessoal ou profissional, baseadas em 5 fatores: 

Metas específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e definição de tempo-limite (T).

Lum3n - Pexels

 Quando definimos metas, sabemos para onde direcionarmos nossos esforços para conquistar aquilo que desejamos.

A tragédia da vida não é não atingir os seus objetivos. A tragédia da vida é não ter objetivos a atingir.

Benjamin Mays

Enquanto algumas pessoas sabem cada passo que vão dar na vida, outras deixam a vida as levar, sem objetivos a alcançar.

Se você quer planejar metas para sua vida, vai gostar de conhecer esta ferramenta!
 

Qual é a definição do método SMART de metas


Você pode ter ouvido falar deste método algumas vezes, mas pode estar em dúvida sobre o significado de cada letra da sigla.

A versão mais conhecida método SMART de metas é aquela popularizada pelo Professor Robert S. Rubin na Saint Louis University, que usa a palavra smart (inteligente) como base:

S - Específico (Specific)

M - Mensurável (Measurable)

A - Alcançável (Achievable)

R - Relevante (Relevant)

T - Tempo limite (Time-bound)

Cada uma delas é essencial para alcançar o sucesso. Veja a seguir algumas dicas e exemplos de cada etapa do método SMART de metas para ficar mais simples de entender:
 

S - Específico


Isso significa simplesmente que uma meta deve ser clara e bem definida para um planejamento mais eficiente.

Na maioria das vezes, o fracasso em alcançar uma meta pode ser atribuído em grande parte à ambigüidade de seu objetivo. Quanto mais vago for o objetivo, menos claro ele será em nossa mente e menos provável de estarmos alinhados para o objetivo final.

Portanto, comece ajustando uma meta indefinida e tornando-a em algo mais específico e que possa ser executado.

Exemplo:

Uma meta vaga: “Eu quero trabalhar com marketing digital”.

Uma meta específica: “Quero trabalhar com marketing digital com um público não tão grande na área de eletrônicos no Instagram .”

Dicas:
 
  • Use adjetivos e advérbios para descrever e definir sua ideia.
  • Faça a si mesmo as perguntas clássicas: o quê, por quê, quem e onde.

M - Mensurável (Measurable)


Uma meta SMART também deve ser mensurável, o que significa que algumas métricas são definidas de antemão e podem ser usadas para avaliar se a meta foi atingida e se está avançando ao longo do caminho.

Exemplo:

“Quero trabalhar com marketing digital com um público não tão grande na área de eletrônicos no Instagram.” Defina o resultado promissor “um tamanho não tão grande do público” e torne-o mais específico com um número, por exemplo, 20 mil seguidores.

Dicas:
 
  • Você também pode ter várias metas para indicar o resultado: Quando seus seguidores chegarem a 20 mil, isso seria um resultado nota A. Um resultado seria B = 80%, C = 60%, etc.
 

A - Alcançável (Achievable)


Uma meta irreal é definida geralmente por causa do otimismo cego que temos sobre a capacidade de nosso eu futuro, de acordo com alguns estudos psicológicos.

Também tendemos a sentir uma descarga de adrenalina instantânea quando uma meta que estabelecemos é ambiciosa, porque é empolgante pensar como será nossa vida ao alcançá-la.

Por isso, definir uma meta alcançável não tão fácil.

Dicas:
 
  • Aplique um desconto de 30% aos resultados esperados ao definir uma meta.
  • Visualize todo o processo, em vez de ver apenas os resultados.
  • Faça alguma pesquisa e leve em consideração mais fatores internos e externos. Por exemplo, se você quiser trabalhar com marketing digital no Instagram no exemplo, pergunte-se: “Tenho tempo suficiente para fazer isso?” “Tenho habilidades suficientes?” “Qual é o meu diferencial em comparação com outros concorrentes?” “Quais são os custos?”
 

R - Relevante (Relevant)


Aqui, você deve considerar sua meta de uma perspectiva mais ampla:

O objetivo se alinha com o seu propósito de vida ou outras atividades de longo prazo?

A realização disso será um trampolim para que você alcance objetivos maiores no futuro?

Esta é a hora certa para fazer isso?

O que vou ganhar e sacrificar, faz valer a pena?

Você sabe fazer isso?

Exemplo:

Antes de decidir trabalhar com marketing digital, você pode precisar considerar se isso se adequa à sua situação. Se por acaso você saiu de um emprego recentemente com algumas economias e é bom em técnicas de marketing, e desenvolver um negócio paralelo nas mídias sociais é um sonho de longa data, você pode descobrir que esse objetivo é relevante para você de muitos ângulos diferentes.

Dicas:
  • Considere também as opiniões de pessoas em quem você confia, porque às vezes elas podem lhe fornecer pensamentos mais objetivos.

T - Tempo limite (Time-bound)


Limitar o tempo seu objetivo é o último ponto, mas não menos importante. Porque?

Ter um prazo específico para seu objetivo pode aumentar sua motivação. Se não houver uma data de término, a maioria de nós estaria propensa a procrastinar porque sabemos que algo ainda está longe, o que significa que a recompensa por isso também está longe.

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.

Cyril Northcote Parkinson

Ter uma meta com base no tempo também pode ajudá-lo a priorizar as tarefas, porque você tem um prazo para se concentrar e sempre sabe o que fazer a seguir. Isso pode aumentar sua eficiência e, portanto, a possibilidade de atingir seu objetivo.

Exemplo:

Pense no que você pode fazer amanhã, daqui a um mês e dentro de um ano. Esboce um roteiro com uma linha do tempo clara do que você apresentará para seus 20 mil inscritos. No roteiro, deve haver diferentes estágios, dentro dos quais as tarefas são planejadas para serem verificadas uma a uma.

Dicas:
  • Sempre limite o tempo de suas tarefas.
  • Use um calendário simples e um aplicativo de lista de tarefas para gerenciar tarefas e fazer agendas. Um app gratuito que eu recomendo é o TickTick!
 
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A ciência por trás do método SMART de metas

Tirachard Kumtanom - Pexels

São vários os benefícios em definir metas. Apenas para citar um, ter uma meta a atingir pode aumentar nossa autoconsciência devido à contínua autoavaliação.

Veja o que cada fator do método SMART de metas nos trás de benefícios:

S - Específico: quanto mais específico for o objetivo, mais seremos capazes de perceber os recursos que nos ajudam a alcançá-lo ou coisas associadas a ele. Isso ocorre porque ele foi trazido à sua atenção e, portanto, estimula o “Sistema de Ativador Reticular Ascendente” (SARA) em nosso cérebro.

M - Mensurável: Ser capaz de ver os marcos que indicam nosso progresso ao longo do caminho contribui para o sucesso final. Também molda nosso comportamento e nos mantém no caminho certo. Esses trampolins também são fortes motivadores que nos manterão motivados.

A - Alcançável: é o mais fácil de entender, porque quanto mais realizável for a tarefa, menor será o poder de execução que ela envolverá. Por outro lado, se uma meta é muito irreal ou grande, tendemos a adiá-la e adiá-la novamente, pois sabemos que requer grande esforço e comprometimento.

R - Relevante: Manter uma meta relevante envolve nossos valores essenciais, já que temos que analisar nossos pontos fortes e fracos para acompanhá-la. Também precisamos garantir que seja relevante para nossos propósitos de vida. Portanto, pode aumentar nosso autocompreensão e também nos ajudar a alcançá-lo.

T - Limite de tempo: Como já foi dito, ter um prazo pode ser a forma mais direta de nos motivarmos, pois tendemos a evitar o sofrimento mental causado por não cumprir prazos. Ele nos lembra da conclusão de tarefas e regula nossos comportamentos, criando um período de tempo limitado.

Após conhecer e entender os princípios básicos do método SMART de metas e a ciência por trás dela, o momento certo para seguir essas dicas e definir uma meta inteligente é AGORA!

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