Admiramos as pessoas que conseguem manter a calma, a paz de espírito e o autocontrole em qualquer situação. Elas conseguem isso ao evitar alguns comportamentos, graças a inteligência emocional.

Esta é a a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

ThisisEngineering RAEng/Unsplash

Conheça oito pontos que as pessoas inteligentes evitam e aumente a sua inteligência emocional:

1 | Elas não se prendem a problemas


Seu estado emocional está ligado diretamente ao que você pensa. Quando você se concentra inteiramente nos problemas, você entra de cabeça nas emoções negativas e no estresse.

Pessoas emocionalmente inteligentes não se preocupam com os problemas porque sabem que elas são mais eficazes quando se concentram nas soluções.

2 | Elas não se esquecem


Pessoas emocionalmente inteligentes perdoam ofensas, mas isso não significa que se esquecem delas. O perdão significa ignorar uma situação desagradável e seguir em frente.

Porém, não significa que elas dão a quem os feriu uma segunda chance.

Pessoas inteligentes não querem se prender às consequências dos erros dos outros, então, primeiro, perdoam e, em seguida, tomam medidas cada vez maiores para se protegerem de situações semelhantes no futuro.

3 | Elas não guardam rancores


As emoções negativas que sentimos quando estamos com raiva são respostas ao estresse. Quando uma ameaça iminente se aproxima de nós, esse comportamento é essencial para nossa sobrevivência.

Mas quando isso passa, agarrar-se a esse estresse causa estragos em seu corpo e pode ter consequências devastadoras para a saúde ao longo do tempo.

Guardar rancor significa que você se apega ao estresse, e pessoas emocionalmente inteligentes sabem evitar isso a todo custo. Aprender a abrir mão de um rancor não só fará com que você se sinta melhor agora, mas também fará bem a sua saúde.

4 | Elas não priorizam a perfeição


Pessoas inteligentes não priorizam um ideal inatingível porque sabem que ele não existe. Esforçando-se pela perfeição absoluta, você sempre experimentará decepção.

Como resultado, você começará a se atormentar porque não conseguiu o que queria e a refletir sobre o que fez de errado.

Em vez disso, seja grato pelas conquistas alcançadas.

5 | Elas não deixam que ninguém estrague seu dia


Se a sua autoestima e o seu humor dependem de como os outros lhe tratam, isso significa que você não está no controle da sua felicidade. Quando pessoas inteligentes se orgulham do seu próprio sucesso, elas não permitem que as opiniões dos outros ofusquem essa alegria.

Não importa o que os outros pensem ou façam. Isso não deve afetar a sua opinião de forma alguma. Qualquer que seja o ponto de vista que os outros tenham sobre você, isso é sempre subjetivo e não ser levado em conta.

6 | Elas não andam com pessoas negativas


Aqueles que gostam de reclamar sem parar saboreiam seus problemas. Para se sentirem melhor, eles precisam de ouvintes que sintam pena deles. É melhor ficar longe dessas pessoas, caso contrário, elas o afogarão em sua negatividade.

Uma boa maneira de interromper uma pessoa reclamona é perguntar como ela vai lidar com seus problemas. Ou ela calará a boca, porque não vai resolvê-los de forma alguma, ou finalmente tentará raciocinar de forma construtiva.

7 | Elas não vivem no passado


O fracasso pode corroer sua autoconfiança e fazer com que seja difícil acreditar que você alcançará um resultado melhor no futuro. Pessoas inteligentes sabem que o sucesso depende muito da capacidade de perder e seguir em frente.

No entanto, isso dificilmente será possível se você continuar a se apegar a erros antigos. Quando você vive no passado, ele se torna seu presente e o priva do futuro.

8 | Elas não concordam só para agradar


Dizer "não" é um grande desafio para a maioria das pessoas. Porém, quanto mais dificuldade você tem em dizer não, maior a probabilidade de sofrer estresse, esgotamento e até depressão.

“Não” é uma palavra poderosa que você não deve ter medo de usar. Quando é hora de dizer não, as pessoas emocionalmente inteligentes evitam frases como "Acho que não posso" ou "Não tenho certeza". 

Dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e dá a você a oportunidade de cumpri-los com sucesso.


Esta lista não pretende ser completa e definitiva. Mas se você evitar alguns destes comportamentos destrutivos, estará fazendo um grande favor para a sua inteligência emocional.

Saiba mais sobre Inteligência Emocional




Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem