Foto de um casal a mesa de um restaurante, cada um falando em seu próprio celular

Ah, a tecnologia... essa linda !

Ela está ai para nos servir, facilitar e melhorar nossa vida e coisa e tal. Mas quando a gente passa do ponto, nos tornamos escravos dela.

Você já esteve em um show, ou em uma viagem e não se lembra de ter vivido aquilo, mas tem várias fotos e vídeos ?

Foto do vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl, na passarela em meio ao público em show no Brasil. Vários braços esticados no público, com câmeras e celulares fotografando tudo
O que é mais importante : Curtir o show, ou registrar para mostrar aos amigos depois ?
Hoje ninguém mais levanta o isqueiro, mas seu telefone celular. Até ai tudo bem, mas e quando você está curtindo o show, mas o cara da sua frente não abaixa a câmera, atrapalhando sua visão do palco ?

Foto de um cartaz com texto em inglês, pedindo ao público que aproveite o show, a tradução está logo abaixo.

“Por favor, não assista ao show pela tela do seu dispositivo móvel ou câmera. Coloque essa porcaria de lado como uma cortesia à pessoa que está atrás de você e à Nick, Karen e Brian. Muito amor e muito obrigado!”. 

O pessoal da banda Yeah Yeah Yeahs precisou colocar o cartaz acima na entrada de um de seus shows em Nova York, pois hoje em dia é mais importante você registrar que esteve no show, do que ter curtido de verdade estar ali. Neste caso, a vocalista Karen O reservou um minuto para que o público tirasse fotos e depois pediu que todos guardassem seus equipamentos eletrônicos. Eu acho muito válido.

Claro que é ótimo guardar registros dos melhores momentos da vida, mas não precisa registrar cada minuto. O que eu gosto de fazer é chegar, tirar algumas fotos e feito o registro, guardar tudo e aproveitar o momento. Se não, passado alguns dias, você nem se lembra das músicas que tocaram, mas tem 50 fotos escuras e borradas, que não servem de nada. Ah, e não precisa ligar o flash na hora de fotografar o artista no palco ;)


Flashs para todos os lados. Mas o que você curtiu da viagem ?

Não só em shows, mas em viagens : Imagine que você passou horas dentro de carros, ônibus, aviões, trens, carroças, jumentos... enfim, finalmente chegou LÁ. Aí você pega a câmera, faz 30 fotos, aparece em duas delas, e vai embora.

PRA QUÊ ? Na internet já tem fotos de qualquer lugar ! Aproveite tudo o que o lugar oferece, e aí, antes de ir embora, faça umas cinco fotos e é mais que suficiente. Não tem amigo que vá ter paciência de ver tantas fotos e vídeos depois.

Aliás, um mal que a fotografia digital nos trouxe é poder fazer um milhão de fotos, sem pensar. Quando era com filme, era necessário pensar bem em como gastar aquelas 5 últimas “poses” que restavam...

Smartphone : o novo cigarro


Hoje em dia não vivemos mais desconectados. Não existe mais o “sair da internet”, afinal , ela está a disposição sempre. O problema é quando deixamos de dar atenção às pessoas por causa dela.

A coisa mais chata que tem, ao sentarmos à mesa com os amigos é um deles estar em outro mundo, grudado na internet. Para essas pessoas, chegaram a criar, vejam só, um “copo off-line”, que precisa do celular para se manter em pé...

Foto de um copo de chopp que teve seu apoio serrado, encaixando perfeitamente em um iPhone para poder se manter em pé, sobre a mesa.

Claro que isso é mais uma piada do que algo sério, mas serve para dar um recado a quem prefere conversar com quem está distante dali, do que com a pessoa que está a sua frente. Além da chance de arruinar para sempre o smartphone...

Foto de uma família na mesa, se alimentando. cada um em um computador, vídeogame ou smartphone.
A tecnologia aproxima os distantes, mas afasta os próximos...
Antes, o telefone era algo "sagrado": tinha hora e motivo para ser usado, ficava em um móvel dedicado em casa. Hoje, por qualquer bobagem já estamos telefonando, isso porquê não se liga mais pra casa de ninguém, e sim direto para a própria pessoa. (Inclusive é muito desconfortável quando outra pessoa é que atende...)

Mas como tudo isso ainda é muito novo pra gente, acho que ainda estamos aprendendo a usar essas facilidades. Pois ainda tem gente que fala alto no celular por aí, como se todos quisessem fazer parte da conversa... O que precisamos é termos noção de onde, como e quando usar nosso sagrado smartphone.

Foto de uma placa de restaurante que diz, em espanhol : Larguemos os celulares, vamos olhar nos olhos

A tecnologia é muito bem vinda, eu não vivo mais sem ela. Mas é preciso apreciar com moderação !

Esqueci de alguma coisa ? complete o texto nos comentários, logo abaixo ! Ou mande esse texto para alguém que você sabe que precisa lê-lo !
Postagem Anterior Próxima Postagem