Como a tecnologia está influenciando sua vida, seu comportamento com novos gadgets e o que pode vir a acontecer no futuro ? Tudo ainda é muito novo para nós, e o seriado Black Mirror pode nos dar uma idéia do que o futuro nos guarda. Se você respira tecnologia, você tem que assistir !


Black Mirror é um seriado inglês de duas temporadas e apenas três episódios, sem elenco fixo. Em cada episódio é contada uma história totalmente nova. 

Eu baixei essa série via torrent, por recomendação do meu amigo André Luiz, mas parece que ela passou aqui no Brasil pelo canal I.Sat.

Vou resumir (sem spoilers !) cada episódio : 


> Primeira temporada (2011) : 

The National Anthem
A série começa tensa : Uma popular princesa da família real britânica foi sequestrada, e o único pedido de resgate do sequestrador é que o primeiro ministro se humilhe publicamente tendo relações sexuais com um porco, em rede nacional e ao vivo, às 16h daquele dia. O pedido é feito por um vídeo no Youtube e o mundo todo fica aguardando se ele vai ceder ou não. A imprensa britânica evita tocar no assunto, tenta explicar de um modo mais ameno, mas todos conhecem os detalhes desse pedido bizarro e via twitter, cobram a verdade da imprensa. O país pára aguardando a decisão do Primeiro ministro, como se fosse jogo da copa do mundo. 


Fifteen Million Merits
Em uma sociedade aonde as pessoas vivem em um local isolado do mundo, cada um trabalha correndo em bicicletas ergométricas e assistindo tv para ganhar um dinheiro virtual, e assim comprarem sua comida, divertimento ou itens para seu avatar. Com esse dinheiro virtual, eles também podem comprar um caríssimo ingresso para entrar em um show de talentos, e tentar fugir dessa rotina. O personagem principal acaba se apaixonando por uma “colega de trabalho” talentosa e compra um ingresso pra ela. 


The Entire Story of You
Esse episódio é muito interessante : todos os serem humanos possuem um chip conectado aos olhos e instalado atrás da orelha, chamado de “Grão”, que registra tudo o que você vê, quase como o Google Glass, mas sem óculos. Você pega um controle e pode rever o que viu, dar zoom ou jogar a sua visão para um monitor para todos assistirem. Com isso fica muito comum compartilhar entre os amigos sua visão em situações do dia-a-dia, como uma entrevista de emprego. O personagem principal desta história acredita estar sendo traído pela esposa, e esta tecnologia acaba causando problemas que ainda não existem. Em um momento, uma personagem diz ser mais feliz depois que extraiu seu chip, algo que hoje ouvimos sobre o telefone celular. 


Bom, não era bem esse espelho negro que estávamos falando...

> Segunda Temporada (2013) : 


Be Right Back
Esse episódio mostra como é assustador a quantidade de informações sobre nossa vida na internet : No casal protagonista, o rapaz é viciado em Twitter. Posta absolutamente sobre tudo a todo momento. Devido a um acidente de trânsito, ele morre. A jovem esposa testa um sistema de inteligência artificial no qual ela pode mandar emails ao falecido marido, e ele “responde”, pois suas respostas são dadas baseadas na personalidade que ele deixou registrada em seus posts online. E o nível de interação só aumenta : Ela passa a conversar por telefone com ele, e depois... talvez você já esteja imaginando. E veja só, existe uma empresa querendo fazer isso de verdade !


White Bear
Uma mulher acorda em um lugar que ela não reconhece. Aparentemente foi raptada, pois está com dor de cabeça, seus pulsos enfaixados, remédios pelo chão, e perda de memória. Ela sai na rua e um homem começa a persegui-la com arma em punho. Ela corre pela vizinhança pedindo socorro e de repente todos estão a filmando com o celular, mas não falam com ela, nem a ajudam. Ninguém foge deste homem. Ele só persegue ela. Até que ela encontra um casal que a ajuda, e diz que toda a cidade está em hipnose e a única atividade deles é assistir filmes na tv. O homem faria parte de uma gangue de caçadores por quem não está hipnotizado. Mais elementos da gangue os perseguem, e então eles precisam ir a uma emissora de tv e destruí-la, para quebrar esse “encanto”. O final desse episódio é sensacional.


The Waldo Moment
Um comediante é o dublador e manipulador de um personagem de animação 3D, um urso azul, que participa de um programa aonde entrevista e geralmente humilha os políticos locais. Quando então o personagem resolve se candidatar às eleições contra a sua maior vítima no programa. Confesso que esse episódio não prendeu muito a minha atenção.

Se você leu até aqui, deve estar ansioso para assistir. Além de se divertir, você também irá refletir sobre seus hábitos e levantar questões sobre a nossa relação com a tecnologia no futuro !

Você encontra facilmente na internet, tanto os episódios quanto as legendas em português. Se você realmente se interessa por tecnologia, não preciso te ensinar isso ;)

Assistiu ou quer assistir ? Gostou ? Não gostou ? Qual desses episódios lhe deixou mais curioso ?Deixe seus comentários logo abaixo !
Postagem Anterior Próxima Postagem