Se você está se preparando para visitar o templo do consumismo eletrônico em São Paulo, seja atrás de computadores, smartphones, vídeo games, som automotivo, televisores, antenas, equipamentos de segurança, ferramentas de eletrônica, equipamentos de som, luzes e instrumentos musicais, e muito mais, veja algumas dicas para seu passeio se tornar mais produtivo e econômico!

Evite ir de carro
A Rua Santa Ifigênia tem mais gente na rua do que nas suas estreitas calçadas. Então, prefira ir de metrô ou, caso vá de carro, circule pelas ruas próximas e encontre um estacionamento. Uma sugestão são os estacionamentos na Avenida Rio Branco. Mas não entre na rua Santa Ifigênia de carro.

Planeje sua ida e não compre na primeira loja
Antes de sair de casa, faça uma lista do que você quer comprar. No meio do caos, você vai se esquecer de alguma coisa, e comprar outras que não precisava. Pesquise na internet pelas lojas que vendem o que você procura, e visite todas antes de fechar negócio.

Faça cotações online
Uma das melhores coisas a se fazer. Veja meu exemplo: procurava uma bateria para meu notebook. Entrei no Google e busquei: "bateria notebook Santa Ifigênia". Diversos sites de lojas de lá apareceram, sendo o maior deles o Portal da Santa Ifigênia. Peguei o email de várias lojas e escrevi, perguntando se elas tinham a bateria que procurava e o valor. Os preços variaram de R$275 a R$900. Imagina o trabalho de entrar em cada galeria até encontrar o melhor preço, e aí voltar lá? 

A Igreja Santa Ifigênia. À esquerda, a Rua Santa Ifigênia e a Avenida Cásper Líbero à direita.
Vá nas ruas paralelas e no fundo das galerias
Apesar de ter muitas opções na Rua Santa Ifigênia, as ruas que a cruzam tem lojas com preços tão bons, se não melhores. Não deixe de consultá-las. Assim como garimpar as últimas lojas das estreitas galerias. Lá no final de uma galeria abarrotada de gente pode ter aquele item que você tanto procura, pelo preço que você deseja.

Os "puxadores"
Durante sua caminhada, encontrará muitas pessoas oferecendo ajuda. São os puxadores, pessoas que vão oferecer produtos e serviços de lojas que estão mais escondidas. Eu não gosto deles, e os evito andando pela rua. Muitos são apenas panfleteiros, mas outros podem ser golpistas. Nunca dê dinheiro ou um produto na mão de pessoas no meio da rua.

Economize! Encontre o que precisa e pague menos por isso. Compare já!

Peça descontos e teste o produto
O vendedor já espera por isso. Ele sabe que, quem vai lá, vai chorar desconto, então ele já fala um preço que pode ser diminuído. E depois do negócio fechado, peça para testar o produto, e confira se o produto dentro da caixa é de fato o que está comprando. As lojas dão garantia mas isso pode evitar aborrecimentos.


Sábado é o caos
Mas isso você já sabia. O atendimento durante a semana é mais tranquilo. Já no sábado é complicado por ter muito movimento. Evite ir com muita gente lhe acompanhando. Eu diria para ir sozinho, ou no máximo acompanhado de mais uma pessoa.

Horários de atendimento
As lojas costumam atender entre 8h30 às 18h de segunda à sexta-feira e aos sábados das 9h às 15h. Às vezes um pouco mais. Não abrem aos domingos, exceto em época de natal. Evite deixar suas compras para última hora, pois após as 18h o comércio começa a fechar, as ruas se esvaziam e pode ser perigoso circular a pé pela região com mercadorias.

É seguro andar por lá?
A rua Santa Ifigênia não é um local perigoso. Nunca tive nenhum problema, mas seja cuidadoso, como em qualquer outro local com de grande movimentação. Evite deixar dinheiro à mostra, leve bolsas à frente do corpo, evite chamar atenção e fique atento nas ruas e não terá qualquer problema. Aliás, bolsas e mochilas nessa região chamam atenção, pois podem conter notebooks ou tablets, já que muitos os levam para manutenção lá.


Dinheiro ou cartão?
Se for pagar em dinheiro, o leve distribuído por vários bolsos, e não dentro de uma única carteira, pra não puxar um bolo de dinheiro e chamar atenção. Muitos recomendam evitar o uso de cartão por medo de clonagem, mas com dinheiro você consegue melhores descontos. Porém os lojistas parcelam no crédito sem problema algum. 

Como chegar?
A melhor opção sempre será de metrô. Desça na estação São Bento, que fica na linha azul e siga para a saída "Largo São Bento". Depois é só atravessar o Viaduto Santa Ifigênia e no final, atravessar a avenida. A rua Santa Ifigênia será a rua com uma igreja de esquina, que é a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Santa Ifigênia. São 5 minutos de caminhada.


O mapa acima mostra a caminhada do metrô até a esquina da rua. Conheça ela de ponta a ponta! São 800mts de rua, além das ruas que a cortam! O forte da rua é o centro dela, aonde estão as maiores galerias.


Além do metrô São Bento, existem outras estações tão próximas: A estação Luz (Linha amarela, azul e CPTM), a estação República (Linha amarela e linha vermelha) e a estação Júlio Prestes, da CPTM (Trem).


Curiosidades:
Ao cruzar o viaduto Santa Ifigênia, repare no edifício à direita: é o Mirante do Vale, o edifício mais alto de São Paulo, com 51 andares, e foi o maior do Brasil até 2014.

Não parece, pois ele foi construído em uma parte mais baixa da cidade. Por isso, muitos acreditam que o Edifício do Banespa é o mais alto.

Mirante do Vale e Viaduto Santa Efigênia – Foto: Commondatastorage

Mas é Rua Santa Ifigênia ou Efigênia?
Apesar da popular grafia "Efigênia", o correto é Ifigênia.

Você tem outras dicas? Foi lá recentemente? O que acha de lá?
Deixe nos comentários, logo abaixo!
Postagem Anterior Próxima Postagem