Roteadores Wifi modernos costumam ser bem seguros e protegidos.

Mas, se você quer ter certeza que não há mais ninguém surfando nas ondas do seu WiFi, saiba o que verificar.


Compare Fibre/Unsplash


Como saber se estão roubando seu WiFi


As luzes do roteador indicam algo?


Este é o método mais simples, mas não o mais confiável. Desligue todos os dispositivos sem fio em sua casa e olhe para o indicador de WiFi em seu roteador. Se continuar piscando, há outros dispositivos acessando a rede.

No entanto, você pode ter muitos outros dispositivos WiFi além do smartphone e do computador - por exemplo, uma TV ou um vídeo-game.

Desativar todos eles leva muito tempo. Portanto, é melhor recorrer ao próximo método.

Use um app que mostra quem está usando o WiFi


A melhor maneira de identificar o que está usando o seu WiFi é um app dedicado para esta função.

O app Fing pode determinar quantos dispositivos estão conectados a sua rede Wifi e que tipo de dispositivos eles são. Confira se existe algo estranho na lista.

Alguns dos seus dispositivos podem não ter um nome familiar, e aparecem apenas com uma sequência de números. Para identificá-los, desligue aqueles que você não identificou na lista, e confira se eles desaparecerão.



Confira o log do roteador


Outra opção é acessar as configurações do roteador para descobrir ao que ele tem se conectado.

Acesse as configurações do roteador digitando seu endereço no navegador do seu smartphone ou computador. Geralmente é 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Digite seu nome de usuário e senha - geralmente, esta palavra é admin . Se este não for o caso do seu roteador, verifique o manual que o acompanha ou algum adesivo no próprio roteador.

Agora vá para a seção DHCP. Procure por "Lista de clientes DHCP" ou um item com um nome semelhante. Lá, será listado todos os dispositivos que estão conectado ao aparelho.

Sigmund/Unsplash


Como fechar o acesso à sua rede Wifi


Alterar a senha do Wi-Fi


Esta é a primeira coisa a ser feita. Vá até as configurações do roteador, seguindo os passos acima, localize a seção "Rede WiFi" ou "Rede sem fio" e abra-a.

Você verá um campo com a senha da rede sem fio. Se não estiver lá, ele está localizado no subitem "Segurança" ou "Segurança da rede sem fio".

Altere sua senha e clique em Salvar. Você terá que entrar novamente na rede WiFi em todos os seus dispositivos.

Isso já deixará de fora alguém que possa estar abusando da nobreza da sua internet.

Configure o modo visitante


Não há necessidade de dar aos convidados e amigos acesso à sua rede Wi-Fi principal - crie uma rede com velocidade limitada para eles.

Assim, você economizará a velocidade da Internet para si mesmo e não dará a estranhos a oportunidade de visualizar seus arquivos na rede local.

Vá para as configurações do roteador e encontre o item “Modo Convidado”.

Digite um nome para ela, crie uma senha, defina os limites de velocidade e clique em "Salvar".

Agora, os convidados não poderão abusar de sua generosidade.

Compartilhe Wi-Fi via QR Code


Em vez de ditar a senha da rede para seus convidados, mostre a eles o código QR. Eles acessam a rede, sem precisar saber dos dados.

Basta acessar o site abaixo, digitar o nome da rede e a senha. Depois, é só gerar e imprimir o código, ou salvar a imagem e mostre quando lhe pedirem.


Certifique-se de usar uma segurança forte


Dê uma olhada nas configurações do roteador e verifique qual protocolo de segurança você está usando. Em roteadores mais antigos, eles podem ser WEP e WPA, mas são bastante inseguros.

Mude para o WPA2 e certifique-se de usar o WPA2-AES (em vez do menos seguro WPA2-TKIP). Para fazer isso, vá para a mesma seção de configurações onde você definiu a senha Wi-Fi e selecione o protocolo necessário na lista suspensa.

Também vale a pena desligar o WPS. Esta função foi projetada para ser uma conexão conveniente a um roteador: ative o Wi-Fi na interface do seu dispositivo, pressione o botão no roteador e o dispositivo se conectará à rede.

Se o seu roteador não tiver um botão WPS, ele solicitará um PIN de oito dígitos. O problema é que esse código pode ser hackeado.

Portanto, encontre a seção WPS nas configurações do roteador e desative esta função.

Teste a velocidade da sua conexão


Para testar a velocidade da sua internet, use o serviço da Netflix chamado Fast, que em poucos segundos mostrará a velocidade da sua conexão.


Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem