Conheça a seguir 5 hábitos saudáveis simples que vão ajudar você a trabalhar com mais eficiência, a pensar de maneira mais ampla e nunca parar por aí.

Joshua Sortino/Unsplash

1 | Passe a primeira hora do dia em tarefas importantes


Não comece o dia com pequenos trabalhos que não agregam valor, e que te impedem de avançar para o que de fato interessa.

Eles levam seu tempo e te distraem das coisas importantes. Cuide deles depois de concluir uma tarefa principal.

Começando a manhã com o mais importante, você entra no ritmo. Depois disso, será mais fácil lidar com outros assuntos.


2 | Faça uma coisa de cada vez


Não é de surpreender que seja difícil nos concentrarmos em uma coisa apenas, se estivermos constantemente distraídos por notificações e mensagens.

De acordo com os cientistas, em média, levamos cerca de 23 minutos para restaurar a atenção após uma pequena distração.

Então esqueça a multitarefa, faça uma coisa de cada vez. Para se concentrar melhor, adicione um limite de tempo a todos os itens da sua lista de tarefas e tente mantê-lo.

Experimente o método Pomodoro para isso. Trabalhe na tarefa por cerca de vinte minutos, depois faça uma pausa de cinco minutos e volte para a tarefa ou inicie uma nova.


3 | Nunca pare de aprender


Pense em qualquer cientista famoso, empresário ou figura histórica - todos eles estavam constantemente engajados em estar sempre aprendendo algo.

Tome o exemplo deles e aprenda algo novo regularmente. Seja em uma universidade ou lendo um livro em casa. O importante é estar sempre interessado em aprender.

Não é necessário dedicar muito tempo a isso. Encontre uma brecha em sua rotina e aprenda o que lhe interessa. Tente fazer isso regularmente.

Procure o maior número possível de fontes para ampliar seus horizontes.

Leia livros e artigos, assista a vídeos, inscreva-se em cursos on-line. Confira sites em que as pessoas compartilham suas opiniões.


4 | Leia todos os dias


A leitura faz o cérebro funcionar. É quase como um uma atividade física para a mente.

Ela desenvolve o pensamento, ensina a observar as conexões entre os fenômenos e tirar conclusões. Passa pelo tempo, espaço e história, introduz novas idéias, sentimentos e conhecimentos.

Durante a leitura, o cérebro pode ser comparado a uma orquestra sinfônica. Diferentes departamentos interagem para entender o texto, assim como os instrumentos musicais soam juntos para criar uma única melodia.

Bônus extra: a leitura diária diminui o declínio cognitivo relacionado à idade.

Leia também: Como trocar as redes sociais por livros alert-info

5 | Conheça outras visões de mundo


Inconscientemente, procuramos e notamos informações sobre o que já sabemos alguma coisa.

Isso mantém nossa visão de mundo bem estabelecida, mas não nos permite ampliar nossas idéias. Portanto, é importante procurar outros pontos de vista que não sejam os seus.

É também uma ótima fonte de novas idéias. Interesse-se por outras culturas e idiomas. Não deixe de lado as opiniões dos outros, esteja aberto a discutir idéias.

Leia sobre o que você geralmente ignora. Tente encontrar algo informativo em tudo. Para se interessar, participe de rodas de conversa que diferentes das quais você frequenta. Encontre algo em comum, faça algo em conjunto, leia sobre aqueles que alcançaram muito nesta atividade.

Gostou destes 5 hábitos saudáveis? Pois lhe trarei mais um hábito saudável de bônus!

Mas antes, gostaria de te convidar para inscrever seu email em nossa lista e assim, receber as novidades do site, e nunca perder nada!


     

Obrigado por se inscrever!


6 | (Bônus) Tire sua mente da vida cotidiana


Se você sentir que está preso em algo, faça uma pausa.

Às vezes, basta uma mudança de ares para sair da rotina habitual. Por exemplo, uma pequena caminhada. Movimento e ar fresco ajudarão a encontrar novas idéias.

De tempos em tempos, é bom desativar as notificações e ficar sozinho.

Sente-se em silêncio, sem se distrair com o telefone e outros dispositivos.

Isole-se do mundo exterior e recarregue energias positivas para dentro de si. Relaxe, desenhe, brinque. Se deixe ser livre. Encha-se de alegria.

Quando paramos de nos concentrar no passado e nos preocupamos com o futuro, começamos a apreciar as pequenas coisas e a enxergar oportunidades às quais não tínhamos prestado atenção antes.

Ao fazer uma pequena pausa assim todos os dias, gradualmente você se tornará mais calmo, o que é melhor para tomar decisões e interagir com os outros.

Você gostou destes 5 hábitos saudáveis, que se tornaram seis hábitos simples, mas eficazes? O que você faz que lhe faz sentir melhor? Conte para nós nos comentários, logo abaixo!

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem