Você está ansioso aguardando sua encomenda que está vindo pelos Correios. Todos os dias, acompanha o rastreamento, e ela está cada vez mais próximo da sua casa. Conta os dias e as horas para recebê-la.

Só que, quando você acreditava que iria ler aquela linda e poética frase "Saiu para entrega", aparece isso no rastreamento pra você:

Objeto aguardando retirada no endereço indicado 
Para retirá-lo, é preciso informar o código do objeto. 

Não há mais o que fazer, e o relógio está correndo. Você tem sete dias para ir buscar sua encomenda. Senão, ela voltará ao remetente.

Isso pode acontecer por diversos motivos: Desde o carteiro não ter lhe encontrado em casa a simplesmente seu bairro não ser atendido pela entrega a domicílio. Sim.

Siga essas dicas para não perder a viagem:



Observe no rastreio o endereço de onde você deverá ir buscar. Nem sempre é na agência que você está acostumado a ir. Pode não ser em uma agência, e sim, em uma central de distribuição, (CDD) ou seja, um galpão que pode nem ter o nome "Correios" na fachada. Vale uma conferida no Google antes de sair de casa.

Descubra o horário de atendimento: No CDD que eu retiro correspondências, o atendimento ao público é feito apenas das 13h às 16h, de segunda à sexta. Já em uma agência central da cidade, que é a loja tradicional, este atendimento é feito durante todo o expediente, exceto das 13h às 14h. Você tem que ir buscar e ainda tem hora certa para ser atendido.


Leve um papel com o número do rastreio e um documento de identidade: Já vi gente na minha frente na fila que quer dar nome e endereço para localizarem a encomenda. Não seja essa pessoa, e não perca a viagem. Anote em um papel o código do rastreamento e já entregue ao atendente, vai agilizar tudo.

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E se eu não puder ir buscar?

Além de precisar pedir para alguém ir lá, você deverá escrever uma autorização para a pessoa. Quem for buscar sua encomenda precisa levar uma cópia do seu documento, e levar seu próprio documento original.

A autorização não precisa ser em cartório nem nada. Pode ser feita numa folhinha de caderno, à mão. Mas precisa ter os seus dados e os dados de quem for buscar. Mais ou menos assim:


Eu, (Nome do destinatário da encomenda), portador da cédula de identidade RG nº 00.000.000-0, inscrito no CPF nº 000.000.000-00, residente e domiciliadx à Rua (Endereço que está na encomenda) através desta, AUTORIZO (nome da pessoa que vai retirar a encomenda), portador da cédula de identidade RG nº 00.000.000-0, inscrito no CPF nº 000.000.000-00, a retirar o objeto (Código do rastreamento)

Sem mais, 


(Nome da cidade, data)



(Assinatura idêntica à do documento de identidade)    
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(Nome do destinatário da encomenda)


Não esqueça de anexar uma cópia do documento do destinatário, e a pessoa que for retirar precisa levar um documento original dela. O atendente vai ficar com esta autorização e a cópia do documento.



O que diz os Correios?

Nas agências, eles orientam a reclamarmos pela central de atendimento. E a resposta que recebemos é que há anos não acontecem novas contratações, e com isso, não existem funcionários suficientes para atender a todos os bairros.


Reclamar no ReclameAqui não adianta, pois eles sequer respondem por lá.

Cheguei a cogitar alugar uma caixa postal, para pelo menos ter maior liberdade de horário mas... não há caixas disponíveis na cidade.

Enquanto essa situação não se resolve, precisamos ir atrás, pois somos os maiores interessados né?
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