Foto de um monitor de computador que mostra a hora 20:13, e na frente dele um notebok mostrando o horário 20:14. Na foto ainda aparece um iPad e um iPhone na mesa, ao fundo se vê um porta-canetas com o logotipo do blog, assim como um joystick de xbox.

Então… é natal.

E assim como sempre tem o tio do pavê, sempre tem alguém pra perguntar "E o que você fez ?"...

Já que não tem como escapar dessa pergunta, assim como não escapamos dos anos que terminam e nascem outra vez, vamos relembrar os posts que o velho e o novo leram por aqui em 2013, torcendo para termos então um bom natal, um ano novo também ! (Que seja feliz quem souber o que é o bem !)


Janeiro 2013
Pra começar o ano com uma mensagem positiva, indiquei um livro com histórias de pessoas que viram em uma dificuldade uma oportunidade de crescer. Você vai se surpreender ao conhecer as origens de empresas e produtos que você usa diariamente !
Esse dia foi loco : a chegada do domínio próprio ! É como a casa própria, mas na internet.
Nem sempre estamos preparados para o pior. Então é melhor começar com o ano com um novo hábito : O de fazer backups !
Um dos posts mais lidos nesse ano. Bastidores do seriado, o que aconteceu quando ele acabou, e por onde anda o ator hoje em dia. Foi muito divertido escrever esse post. Jaspion, pra sempre o nosso herói !


Fevereiro 2013 
Fevereiro é época de festa. Música combina com festa. E o Brasil exportou alguns ritmos pra fora. O destaque são os japoneses que tocam pagode, e acham que ser galinha é ser tímido.
Junto com o post do Jaspion, outro post que foi líder de audiência neste ano. Se você é da região sudeste, pode ter visto a marca desse cara em algum muro, e sempre se perguntou se ele existe. A resposta está lá fora ? Não, está aqui na internet mesmo.




Março 2013
Tá aí um título horrível para um post bem divertido, que mostra projetos bem legais que foram inspirados pela música : são fotografias e ilustrações que tem a música como base.
Primeiro post que fiz em parceiria com meu primo, o químico Ricardo Matos, que trouxe várias novidades que parecem feitiçaria hoje, mas daqui a pouco tempo serão apenas mais alguma das tantas tecnologias do nosso dia a dia. Ah, e com participação especial da Feiticeira, Joana Prado !


Abril 2013
Essa é para os "abridores de abas anônimos". Eu vivo com várias abas abertas no meu navegador, e nem sempre dou conta de ler tudo. Dei a dica de uma ferramenta que uso para guardar os links para ler mais tarde. Muito útil !
Todo mundo te indica os seriados mais populares do momento, já eu te indico esse meio obscuro, mas muito interessante ! Apenas seis episódios, elencos totalmente independente. As histórias mais bizarras. Dá uma olhada !


Maio 2013 
Tem tanta história de coisas que são ou não do espaço, que resolvi fazer esse post. Ainda mais quando vi na embalagem do travesseiro o que significava NASA… decepção !
É muito legal ver como eram as coisas antes de ser como as conhecemos hoje. E vários sites registram a história da cidade de São Paulo. Aí fiz um apanhado deles aí pra você conferir !


Junho 2013
Vez ou outra um amigo que quer se inteirar mais dessa rede mundial de computadores vem e pergunta como baixar músicas. Existem várias formas, mas nesse post eu mostrei um programa bem simples de usar, que não requer prática, tão-pouco habilidade !
Na época das manifestações, não tinha como não falar em outro assunto. Mas como tudo o que precisava ser dito já tinha sido falado em todos os lugares, fiz apenas um post pra marcar a época.


Um post "utilidade pública". Sempre tem alguém com dificuldades com um iPhone que já tem alguns anos de estrada. Aí um truquezinho que dá uma melhorada no uso !
Pensando em como estamos deixando registrado nosso dia-a-dia nos tempos atuais, e como não tivemos isso com nossos pais e avós, me lembrei de um antigo VHS esquecido em casa. Recuperei e joguei no Youtube, talvez perpetuando esse momento escolar tão belo, aonde as crianças "se bullynavam" sem repreensões.


Agosto 2013
Internet lenta dá nos nervos. Pra assistir vídeos então, até deixa de ser divertido. Então recomendei um aplicativo para baixar os vídeos automaticamente, para que você os assista quando totalmente baixados.
É chato estar conversando com um amigo, e ele mal presta atenção em você, e sim no smartphone dele. Ou aquele que vai a um lugar especial, fotografa tudo e não vive o momento. Converso sobre isso neste post.
Olha como eu sou… logo depois de falar que o pessoal tá fotografando demais e vivendo de menos, dou a dica de como fotografar embaixo da água ou em lugares com muita poeira ou respingos de água, sem estragar a câmera, sem precisar de uma GoPro, por um preço mais em conta.


Estamos em 2013 e tem site que exige cadastro para ler notícias. Para pular essa chateação, ensinei um truquezinho rápido neste post.
Pra que ir pra longe treinar seu inglês, se tem como treiná-lo aqui pertinho, e ainda prestar uma ajuda ?


O volante do meu carro estava descascando, então fui atrás de algo para melhorar a aparência dele. Achei, testei e compartilhei o resultado.
Dificilmente ouço rádio, e passo muito tempo ouvindo as mesmas músicas. Pra dar uma renovada no "repertório", indico alguns livros que tenho com listas de boas músicas.


Acredite : nem tudo ficará para sempre na internet. Algumas coisas ainda dá pra recuperar. Mostro nesse post o que estão fazendo para preservar nossos registros atuais, e como recuperar alguns deles.
Outro post bacana com um título ruim… listei alguns projetos fotográficos interessantes. Dá uma olhada !


Dezembro 2013
E o último post "oficial" do ano teve uma pequena mancada : poucas horas depois de publicado, foi noticiado a morte de Nelson Mandela. Divulgar boas ações de um, no dia em outro que lutou contra o Apartheid e ganhou um prêmio Nobel da paz morre ? Não deletei o post, mas também não o divulguei como faria com outros posts.

Este ano, a cada quinze dias teve post novo, tudo certinho, como um relógio suíço. Vou fazer o máximo para dar continuidade em 2014.

Outra coisa boa foi a chegada do domínio próprio : nesses doze anos de blog, foram vários endereços pra se chegar aqui. Mas foi esse ano que o .com.br apareceu, pra ficar.

Espero que você tenha se divertido por aqui durante este ano. E aguardo você quinzenalmente de volta aqui em 2014 ! Boas festas !

Veja também a retrospectiva de 2012 e todos os posts publicados !

Ah ! O screensaver de relógio analógico que aparece na foto acima é o fliqlo ! :)
Postagem Anterior Próxima Postagem