Algumas certezas nós temos na vida : da morte e dos impostos não temos como escapar.

Mas outra que nem sempre lembramos é que o HD do nosso computador vai parar. Sem exceção. Cedo ou tarde, tudo vai pelos ares. Pode ser hoje, pode ser daqui a dez anos... mas sim,  vai parar.

Se o seu computador parasse de funcionar agora, você perderia muita coisa importante? Aquelas fotos da sua incrível viagem estariam perdidas para sempre ? E o pesadelo de perder seu TCC na véspera da apresentação?

Então... faça já o seu backup! Como andam os seus? Você já fez hoje?


A gente só aprende com os erros. Aprendi quando deixei meu computador em uma assistência técnica que formatou meu PC, afinal, deve ser assim que se resolve problemas no windows... Fotos, vídeos, arquivos pessoais... tudo perdido. Desde então,  procuro ter a salvadora cópia de segurança.

A intenção deste texto é relembrá-lo dessa tarefa chata, mas que você agradecerá muito no momento em que precisar. É como o seguro do carro: a gente paga pra não usar, mas se precisar usar, ficará feliz por ter pago. 

Então, qual método é o melhor? Aquele que for melhor pra você!


A maneira mais barata é gravar um CD com os dados. Porém é trabalhoso, demorado, e se os dados salvos forem modificados no computador, os do cd ficarão desatualizados. Além disso, com o tempo os CDs também vão se desgastar e deixarão de funcionar. Mas é melhor do que nada!


Uma forma gratuita é usar um serviço de hospedagem de dados na nuvem, como o Dropbox. Aliás, recomendo que você mantenha seus arquivos de trabalho exclusivamente no Dropbox, pois eles estarão sempre em segurança e acessíveis em qualquer lugar. No Dropbox você consegue recuperar arquivos até um mês depois de deletados. O chato é o espaço limitado (que você pode aumentar usando um link-convite de outro usuário, e divulgando o serviço) mas é algo que você pode pôr em ação agora! Além deste, existem outros serviços gratuitos, como o Google Drive e o OneDrive.


Pen drives são bons também. Alguns tem preços bem acessíveis, e você pode ter um para fotos, outro para os arquivos do seu trabalho, da faculdade... só cuidado para não perdê-los por aí! Salve um arquivo de texto com suas informações de contato. Vai que uma pessoa honesta o encontra e quer lhe devolver?


Ter HDs extras para backup não é uma alternativa tão barata, mas são bem práticos, pois você pode usar um aplicativo de backup para sempre atualizar os seus arquivos, e tê-los a salvo de qualquer fatalidade.  E por ter mais espaço de armazenamento, vão demorar para lotar. Mas também são mais frágeis : Eu usava um HD interno apenas para backup que parou de funcionar, e me dei conta que era arriscado ter meu backup  sujeito aos mesmos problemas do HD principal, como uma sobrecarga de energia no computador inteiro. Então resolvi partir para o armazenamento externo


Minha solução atual de backup


Para manter tudo a salvo, sem muito trabalho, comprei um HD Externo com USB 3.0, para que a velocidade do backup seja  mais rápida. Minha placa-mãe não tem USB 3.0, então comprei também uma placa PCI-E com este conector para completar o pacote. Junto com o HD veio um aplicativo para backup, simplificando todo o processo. Não deixo 100% do tempo o HD conectado, vai que o pc queima e leva o HD Externo junto?  Porém deixo tudo a mão para simplificar o processo.

Algumas pessoas mais prevenidas nem deixam seus backups no mesmo ambiente que seu computador : levam para o trabalho, para a casa de um parente... o que não deixa de ser uma boa idéia.

Se você não tem espaço suficiente para criar cópia de segurança de todos os seus dados, priorize aqueles que não tem como refazê-los, como fotos.

Não use o seu dispositivo de backup para outras tarefas. Você pode acabar perdendo ele por aí, ou danificando sem querer os dados. Ele tem que ser dedicado apenas para isso.

Nenhuma solução de backup é 100% garantida. Lembre-se de verificar se os dispositivos que você escolheu para seus backups continuam funcionando. Vale a pena ter mais de um backup do mesmo arquivo, caso esse seja muito importante.

Você tem seus backups em dia? Como os faz? Eles já te salvaram de alguma enrascada? Ou tem um link-convite do Dropbox pra compartilhar com a galera? Deixe nos comentários !
Postagem Anterior Próxima Postagem