No último final de semana fui conhecer a Game On, exposição de games no MIS - Museu da Imagem e do Som.

É um espaço aonde foram reunidos praticamente todas as plataformas de games que existem. E que você pode jogar em todas. Como ela é do Reino Unido e já rodou mais de dez países, você vai encontrar coisas que nem imaginava existir.



Você já entra e dá de cara com o primeiro de todos, o Pong. Vira pro lado e encontra diversos arcades rodando os games mais icônicos.

Vários games podiam ser jogados "na parede" !


Que tal jogar na mesa ? Isto é uma "cocktail table video-game", que é do tamanho de uma mesinha de sala de estar. Os comandos ficam na lateral, e um jogador senta de frente para o outro. Na vez de cada um, a imagem vira para ele.

Em uma sala ao lado, vários portáteis e games infantis. Muitos eu nunca tinha visto, outros são velhos conhecidos.

Estes estão apenas expostos, mas muitos estão disponíveis nas mesas para serem jogados :
Desde simples games como este amarelo da esquerda que era um pac-man portátil... 
... aos portáteis da Sony e Nintendo estão às mãos de todos.
Um game infantil super simples. o controle é o console. Apenas o direcional e um botão central. Na tela, um monstrinho que  vai  recolhendo biscoitos para por na tigela que está na parte de baixo da tela. Um outro monstrinho vai comendo os que você não pega.
Mais a frente, encontramos os consoles caseiros. desde os nossos queridos Atari, Nintendinho, Mega Drive, Super Nintendo, a aparelhos não tão conhecidos por aqui.


Acima : Sega Saturn e abaixo, jogando Sega Dreamcast

Acima : Nintendo 64 e abaixo, jogando Nintendo Gamecube
 Não sabia que os joysticks destes games eram tão confortáveis de segurar, enquanto isso são lançadas milhares de cópias piratas do joystick do Playstation nos camelôs...

Uma das milhares de cópias do Nintendinho, rodando Mario

Quem sabe o nome deste ?

Olha essa pérola :
Este é o PC Engine, um dos primeiros vídeo-games 16 bits. Rodando "Fighting Street". Reconhece os lutadores ? É Street Fighter "1" !
Veja um vídeo deste game :


Tenso ! 

Depois chegamos aos games da cultura japonesa. 

Dois games que chamaram minha atenção foram estes : um, para Playstation em que você controla um trem bala japonês e tem que manter o horário, parar no local correto etc...
O controle do game é uma alavanca como a dos trens reais
 e esse outro que é uma mesa digna de comandar um Megazord ou o Gigante Guerreio Daileon.



Sinta-se o próprio Jaspion !
Na próxima sala vem os games da cultura dos EUA e Europa, que são os mais conhecidos da gente. Tem Sonic e Mario lado a lado, além dos mais recentes games de Xbox e PS3. Para o lado oposto, mas ainda dos games americanos e europeus, uma sala recheada de games de todas as gerações.

Sonic (esq.) ou Mario ? Você escolhe !







 Já viu Playstation com Linux ?



E ainda tem um andar para os games do futuro : É lá que estão, lado a lado o Kinect, o Rock band dos Beatles (o mais concorrido), além de games de dança e do Wii Sports Resort. Num cantinho quase escondido, Guitar Hero.






Existe um espaço com fones de ouvido para ouvir as trilhas sonoras de alguns games. Mas pelo menos para mim muitos eram desconhecidos. Ainda acontecerão palestras e debates sobre games, mas até então não haviam divulgado os dias e horários.Veja aqui.

Infelizmente tem dia pra acabar. Começou no último dia 10 e vai até 08/01/12. Funciona de Terça a Sexta das 12 às 20h e aos Sábados, Domingos e feriados das 11 às 21h. Paga-se R$10 mas os estudantes tem a tradicional meia entrada. Tem estacionamento conveniado, mas as ruas de trás são muito tranquilas para se estacionar. Se você não sabe aonde fica, é aqui. Na entrada pede-se que fiquemos apenas 3h lá, mas não vi ninguém expulsando ninguém.

É um espaço que vale muito a pena ser visitado.Vale para lembrar os games que você jogava, e conhecer as novidades ! Imagina se existisse um lugar assim fixo, em que pudéssemos pagar uma taxinha e passar o dia jogando tanta variedade de games ? Pena que ainda não é assim. Então não perca tempo e vá lá, antes que acabe !

Atualização 25/04/2012 :
A Alessandra do Cerveja Esmalte fez um vídeo muito legal da Game On que rolou em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil entre os dias 27 de Janeiro à 26 de Fevereiro de 2012. Confira !

Postagem Anterior Próxima Postagem