E em mais um capítulo da séria série : "Em busca da Habilitação", nosso herói vai realizar sua prova teórica.

A prova foi em um Sábado ensolarado, dada em um colégio estadual, como todos esses que existem, e não no Detran, por exemplo. Assim que cheguei, 5 minutos antes da hora marcada, 10h, a fila estava dobrando a esquina. Me juntei aos colegas de fila, e fiquei aguardando. Os papos na fila eram váriados : Uns reclamando que não conseguiram aprender nada, outros perguntando o valor para refazer a prova, enfim, muita gente nervosa, muita gente tranquila, muita gente confusa.

E chega o momento em que eu coloco o pé dentro da escola : Dois tiozinhos do Detran barrando a entrada, conferindo documentos e assinaturas. Assinaturas. Foi quando eu vi que eles estavam conferindo as assinaturas da identidade com a do papel do detran, e do certificado emitido pela Auto escola. Foi aí que eu pensei : Me dei mal !

A minha identidade é de 1995, quando eu tinha apenas 9 anos, nove anos depois eu acabei mudando a minha assinatura, e obviamente todos os papéis do Detran não estavam assinados daquela maneira. O que aconteceu ? Ali naquele exato momento, alí mesmo, eu tinha que fazer minha assinatura o mais próximo possível da mesma de nove anos atrás ! Saiu um garrancho meio parecido, até pior, mas aí valeu, eu assinei embaixo das minhas outras assinaturas. Já o resto dos papéis eu acabei assinando com essa assinatura "de antigamente".

Depois de encontrar o meu nome em uma lista afixada na parede, descobri em qual sala eu deveria ir, cheguei lá e apresentei a identidade, e entreguei a eles a folha que o detran vai registrando todo o processo, junto com o certificado da auto escola.

Muito bem. Todos já apresentados, é hora de aguardar.

Aguardar.

E aguardar mais um pouquinho, até as 11h, que é quando se pode começar a prova. A prova possui as tradicionais 30 questões, se pode errar até 9 delas, fazendo então no mínimo 21 pontos. Se tem 1:30m para fazer as provas, e os três ultimos tem que sair juntinhos.

E é dada a largada ! As 11h se dá o começo da prova, e é aí que a gente vê que a prova não é tão igual a aquelas famosas perguntinhas que a gente lê nos simulados das Auto escolas, mas nada de muito grave. Lógico que tinha sempre aquelas perguntas sem-noção, como por exemplo uma, que questionava algo mais ou menos assim :

Para se disputar competições na via, além de autorização policial, o que mais é necessário ? - Pedir autorização os moradores ? - Isolar a área ? - Deixar um dinheiro de seguro contra possiveis danos a via ?

Enfim, algumas coisas que não estava no livrinho da Auto escola, que era só pra mecher um pouco com o candidato. Terminei a prova o mais rápido que pude, principalmente para não ter que sair juntinho com outros dois atrasildos.

A grande novidade, diferente das provas anteriores, era que eles não iam colocar o gabarito no portão mais tarde, simplesmente iam disponibilizar na internet somente na Segunda-feira, e ainda por cima, após ao meio-dia.

Após angustiantes 48h de espera, chega Segunda-feira, e chega meio-dia. Vamos ao site e... cadê ? Após muito tempo revirando o site, resolvi mandar um email a eles perguntando aonde poderia ser visto o gabarito da prova. A resposta foi a já aguardada : Estamos com problemas na transferencia de dados. Às 16h, finalmente o gabarito estava disponível. E sim, passei ! Acertei 25 questões. No dia seguinte, na mesma página existia a lista do resultado, e meu nome aparecia entre os Aprovados.

Agora que vem o grande porém : Eu estava todo feliz achando que no dia 27 ainda deste mês eu já iria fazer a prova prática, mas a alegria durou pouco. Haverá uma prova no dia 26, com 14 dias. Eu não posso fazer a prova ainda. Terei que aguardar a primeira prova de Julho, que deve ser no dia 03, ainda há confirmar, mas eu ainda vou pegar muito no pé da Auto Escola pra ver se eles não antecipam as coisas...

Não perca o próximo emocionante capítulo de "Em busca da Habilitação", que pode ser o emocionante ultimo epsódio desta saga ! Convide a mamãe, a vovó e a titia para acompanhar também !
Postagem Anterior Próxima Postagem