Sábado de manhã, acordo todo sorridente para a minha primeira aula prática na Auto Escola, ou para os mais certinhos, o CFC.

Chego a Auto Escola quinze minutos antes, de tanta empolgação para a tal da aula. Após algum tempo aguardando o professor voltar de mais uma aula, vejo apontando no inicio da avenida um Gol branco dando altas arrancadas e freadas mais bruscas ainda. Fico imaginando como deve ser duro ser instrutor de auto escola.

Chega a minha vez, e quem vai me dar a aula é o instrutor Golias. Não sei se esse realmente é o nome dele, por que, na verdade, ele é a cara do ator Ronald Golias, da Praça é Nossa. Primeiramente, vou de passageiro, saimos do centro da cidade e fomos para uma rodovia mais calma.

Chegando lá, metros antes de pararmos, passamos por um cara. Ele vem correndo perguntando se podemos lhe dar uma carona ... tsk tsk tsk...

Quando sentei no banco do motorista, já fui ajustando banco, colocando cinto... e o instrutor já falou : Pode tirar esse cinto que eu não lhe mandei fazer nada. hehehehehe...

Primeiro ele perguntou se eu já sabia dirigir, se eu sabia o que era acelerador, freio, se sabia aonde verificava óleo do motor etc... tendo apenas respostas positivas, ele prosseguiu com a aula. A aula seria uma preparação para a prova do Detran. Me instruiu primeiramente a, assim que entrasse no carro, a ajustar o banco, os retrovisores e a colocar o cinto. Obrigatóriamente nesta ordem. Faz sentido, afinal, se você regular os espelhos e depois o banco, os retrovisores já sairam de vista, e se você colocar o cinto para depois ajustar o retrovisor do passageiro, verá que não é uma tarefa tão fácil.

Tendo aprendido tudo deste fascículo, fomos ao próximo. Ao de sair e parar o carro. Ele pediu para que eu saisse, do jeito que eu sabia. Então fui lá : Liguei o carro, soltei o freio de mão, coloquei seta, engatei a primeira, e após conferir no retrovisor, saí para a pista, e passei a segunda. Depois de alguns metros, ele me pediu para parar. Desengatei as marchas, pisei levemente no freio e joguei para a pista. Após a parada total do carro, eu imaginando que ia ganhar um parabéns por ter feito tudo certinho, ele só virou pra mim e disse : Você fez tudo errado !

Nessa hora eu imagino ter ficado com uma cara muito besta.Como assim tio, fiz errado ?

Eu até que fiz certo, o carro andou. Mas não é isso que o cara do Detran quer que eu faça. Ele quer que : Eu ligue o carro, coloque a seta, engate a primeira, solte o freio, comece a andar no acostamento, e assim que eu colocar a segunda marcha, ir para a pista. E para parar : ligo a seta, jogo para o acostamento, piso levemente no freio, até diminuir razoavelmente a velocidade, piso na embreagem, e piso no freio para parar mesmo. Com o carro já parado, vou com a mão até a alavanca de câmbio e coloco no ponto morto.

Agora sim !!!

Depois de ter aprendido a sair e parar direitinho, conforme manda a cartilha do Detran, ficamos dando algumas voltas na rodovia, mantendo sempre o carro na faixa, o mais colado possivel da faixa da direita. Dificl mesmo era acompanhar os gestos que o instrutor fazia e olhar para frente... como ele queria que eu ficasse vendo aonde ele colocava o pé e queria que eu mantesse o carro na faixa ?

Pelo menos o vício de muita gente, que é o de manter o pé no pedal da embreagem com o carro em movimento eu não tenho. O instrutor já elogiou isso.

Logo após essa aula, já percebi que uma das minhas manias eu já havia perdido. Antes, ao chegar em um semáforo vermelho, eu pisava na embreagem e já colocava o carro em ponto morto. No mesmo dia, minutos depois, já mudei : agora só piso na embreagem, e, sem tirar o pé, já deixo a primeira engatada, pronto para sair.

Outra coisa besta que eu nunca havia percebido, é que o carro já começa a andar quando se começa a soltar a embreagem. Antes, eu já ia soltando a embreagem e já pisando no acelerador.

Agora, nesta Segunda-feira vou ter uma aula de balisa e também vou fazer um simulado da prova do dentran, no local aonde são executadas as provas. Ainda terei direito a mais uma aula, mas acho que vou deixar para usar ela mais próximo da prova, para revisar algo...

Depois é só sentar e aguardar... até o dia 20... Quando poderei marcar os exames no detran... Logo após isso já poderei marcar a prova teórica, que provavelmente será no dia 08/05, e 15 dias após, ser feita a tão temida prova prática. Após isso, em sete dias uteís já estarei na rua.

Tem chão ainda...

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem